quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Conclusão

Este trabalho foi realizado com o intuito de fazer uma apresentaçao à turma e desse modo, decidimos criar um blogue. Este blogue tem como objectivo esclarecer todas as pessoas acerca das deficiencias auditivas. 
Gostamos de realizar este trabalho, porque na nossa opinião fizemo-lo de uma forma dinâmica e clara.
Esperamos que todos os visitantes desfrutem e fiquem a entender mais sobre o tema, tal como nós !

Graus de perda auditiva

Existem vários graus de perda de audição:

Perda Auditiva Leve: A incapacidade de ouvir sons abaixo de 30 decibéis. 

Perda Auditiva Moderada: A incapacidade de ouvir sons abaixo de 50 decibéis.  

Perda Auditiva Severa: A incapacidade de ouvir sons abaixo de 80 decibéis.  

Perda Auditiva Profunda: A ausência da capacidade de ouvir sons abaixo de 95 decibéis.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Que tipos de deficiências há ?

    A maior parte das pessoas ouve bem e não precisa de qualquer tipo de ajuda. Dentro das deficiências auditivas existem vários graus de surdez: há pessoas que têm algumas dificuldades em ouvir e para isso utilizam aparelhos auditivos e há outras que não ouvem mesmo, ou seja, não têm percepção dos sons nem tratamento possível. 

Aparelhos auditivos
Dentro das deficiências auditivas, existem várias classificações para a perda de audição:  

Surdez por perda Condutiva é o bloqueio das partes móveis do ouvido. Certas lesões podem levar à incapacidade dos ossos da cadeia de ossículos, impedindo a detecção das informações sonoras.
Surdez do nervo  é quando o nervo auditivo está danificado, impedindo a obtenção de informações auditivas para o cérebro. 
Som alto - perda auditiva é a perda da capacidade de ouvir sons altos. 

Som baixo - perda auditiva é a incapacidade de ouvir sons baixos.

Alfabeto gestual

No dia-a-dia os deficientes auditivos utilizam vário gestos para exprimir sentimentos, acções, imagens , etc.

Em alguns programas televisivos podemos observar no canto inferior direito, num quadrado, um profissional que traduz o que está a ser dito para linguagem gestual.

Comunicação com deficientes auditivos

       Para os deficientes auditivos foi adaptada uma linguagem designada por “ Linguagem Gestual” na qual as palavras são transmitidas por gestos.
Linguagem gestual

O Ouvido Humano

    O ouvido humano é constituído por três secções : o ouvido externo , que dentro dele existe a orelha, o pavilhão auditivo e o canal auditivo; O ouvido médio constituído pela membrana do tímpano, pelo martelo, bigorna e estribo ( cadeia de ossículos); E o ouvido interno que é constituído pelo caracol e pelo nervo auditivo. O som necessita de um meio para se propagar . As ondas sonoras são recebidas pelo ouvido externo e conduzidas para o canal auditivo. O timbre vai oscilar à passagem das ondas sonoras e vai fazer a cadeia de ossículos movimentar-se. Por sua vez o estribo vai fazer com que o liquido que se encontra no caracol passa as ondas até ao nervo auditivo, e este, vai transmitir o som ao cérebro.
Constituição do ouvido humano
(...) O que o ouvido não ouve, o cérebro  não sente (...)
(...) A audição, tal como os restantes sentidos, é muito importante para o nosso desenvolvimento como indivíduo, como parte da sociedade (...)